O que é Colonoscopia?
A colonoscopia é um tipo de exame indicado para identificar o câncer colorretal. O método permite o médico examinar o revestimento interno do intestino grosso e parte do intestino delgado – como reto, cólon e o íleo terminal.
Para que o procedimento seja realizado o paciente deve estar sedado e o exame é feito através de um aparelho endoscópico – um tubo flexível que tem uma minicâmera acoplada e que é introduzido pelo ânus.
Para que serve?
O exame de colonoscopia permite identificar a presença de pólipos, câncer intestinal, colites, varizes ou doença diverticular.
Além de diagnosticar a doença, o método também é usado no tratamento. Acessórios com alta tecnologia agregados ao equipamento são utilizados para retirar pequenos tumores ou pólipos (lesões pré-cancerígenas) somente com o procedimento, que é minimamente invasivo. "Dessa forma, o paciente fica menos exposto a complicações e tem uma recuperação mais rápida", completa o médico.
Em quais casos o exame é indicado?
- rastreamento de pólipos ou câncer de cólon e reto;
- Identificar a causa de sangue nas fezes ou hemorragia retal;
- Identificar a causa de uma diarreia crônica;
- Examinar a causa para uma perda de peso sem explicação;
- Tratar doenças como colite;
- Homens e mulheres a partir dos 50 anos que não tem histórico familiar de câncer e para quem possui casos na família, a prevenção deve começar ainda mais cedo. A idade certa deve ser avaliada pelo médico do paciente.
- Pesquisa de neoplasias de cólon e causas de dor pélvico-abdominal.
Fonte: Hospital Nove de Julho